Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lançamento de “Os Sonhos e o Horizonte”, na Paraíba

 José Maria Rodrigues, nosso editor, fará amanhã, dia 17, em sua cidade natal, Mamanguape, e dia 19 (quinta-feira), em João Pessoa, o lançamento de seu livro de contos: “Os Sonhos e o Horizonte”.


José Maria reúne neste livro seis curiosos contos, que prefere chamar de histórias curtas, tendo como universo narrativo Mamanguape, sua cidade natal. Mas logo adianta que se trata de ficção, e apesar de em alguns momentos usar como personagens pessoas conhecidas na cidade, faz sempre como homenagem e com carinho pela lembrança que tem delas.

Mesmo quando se inspira em fatos reais, como o roubo dos santos na matriz de S. Pedro e S. Paulo, na década de setenta do século passado, ou o saque no palacete dos Lundgrins, na Vila Monte-Mor, em Rio Tinto, que a época pertencia a Mamanguape, logo após a Segunda Grande Guerra, faz aproveitando fatos da realidade e figuras conhecidas para dar mais veracidade a sua ficção, aos acontecimentos e as situações que deseja revelar. Ele está mais interessado na alma dos seus personagens, nas suas vidas, e na capacidade de se superarem e nos surpreenderem.

São histórias satíricas (“O Dia em que Hitler veio ao Brasil”), de humor (“Três cachaças e um Padre Nosso”), com pinceladas de realismo mágico (“Quem acredita em bêbado?”), que revelam personagens virtuosos, amorais, patéticos às vezes, embrenhados nas armadilhas de crenças e ideologias, nem sempre saudáveis, mas que ainda assim, permitem revelar suas humanidades por caminhos tortuosos e em situações limites.
Neste sentido alinha-se ao Totonho de “As Águas do Traz-e-Leva”, romance publicado pelo autor na década de noventa, como são muitos personagens da dramaturgia de José Maria, que nos apresentou ano passado o angustiado Cilenus de “A Comédia do Abandono”.

“Os Sonhos e o Horizonte”
Taba Cultural Editora
112 pág. R$ 20,00
Dia 17, em Mamanguape-PB, no Rotary Club, às 20h.
Dia 19, em João Pessoa-PB, na Livraria Leitura, do Manaíra Shopping, também às 20h.